Os objetivos dos alongamentos é permitir aos músculos alongarem. Os alongamentos musculares é um alongamento do tecido conjuntivo, dos músculos, e outros tecidos articulares. O alongamento prolongado dos músculos e exercícios funcionais são medidas preventiva que reduzem o risco de deformidades em crianças com paralisia cerebral cujos os músculos estão em permanente tensão passiva reduzindo o cumprimentos das fibras musculares.. Não há estudos que demonstrem que o alongamento passivo pode aumentar a mobilidade articular.
Contudo, há evidências para apoiam que o alongamento passivo aumenta a agilidade das crianças com PC. Pin et al. significava que o alongamento manual não poderia ser realizado por tempo suficiente para alterar o comprimento do músculo e reduzir o desenvolvimento de contraturas. O alongamento manual envolve o alongamento passivo que ocorre sem o envolvimento muscular do pessoa, como por exemplo, usar o alongamento passivo no fi
nal da sessão de treino.
Estudos mostraram que o alongamento diário de 30 minutos de um músculo espástico manteve seu comprimento, mas demorou 6 horas de alongamento para aumentar o comprimento do músculo.
Um estudo mostrou que crianças com paralisia cerebral beneficiaram de um treino funcionalmente direcionado em seu desenvolvimento motor grosso e sua independência nas atividades de vida diárias.Muitas crianças com PC submetidas com períodos de extensão se sentiram-se ágeis e mais hábeis na realização de actividades posteriores aos alongamentos. As evidências do método de alongamento mais eficaz ainda não foram confirmadas com medidas de alongamento baseadas nas recomendações do movimento diário nas articulações e músculos em indivíduos saudáveis.
O treinamento funcional regular é essencial para o desenvolvimento motor. Contudo, não há estudos sobre a frequência com que as crianças devem praticar uma habilidade para aprender uma função. Devido a vários fatores, como o grau de incapacidade, a tarefa a ser conhecida, o ambiente em que a função deve ser praticada, a capacidade de aprendizagem da criança, e o método usado.
O movimento insuficiente tem várias consequências, incluindo a realização de demandas técnicas e de coordenação vida cotidiana atividades que são dificultadas pela baixa mobilidade. Problemas de equilíbrio podem ser facilmente interpretados como condicionantes na coordenação, mas pode ser devido à redução de mobilidade. A mobilidade reduzida de um grupo muscular ou em uma articulação pode levar ao aumento do estresse no músculo adjacente e nas estruturas articulares, que pode reduzir a função ou aumentar o risco de lesões. Portanto, o alongamento pode ser uma forma de minimizar as consequências. Mobilidade articular prejudicada é frequentemente observada em crianças com PC, fornecendo contraturas secundárias e problemas de equilíbrio.